domingo, 22 de fevereiro de 2009

Processo de Mesquita Machado foi arquivado

Contra o autarca de Braga foram reunidas fortes suspeitas, mas os magistrados admitiram não ter meios para levar a investigação até ao fim.
O Partido Comunista já apresentou na Assembleia Municipal de Braga, uma moção a solicitar à Procuradoria-Geral da República uma nova investigação ao processo de alegado enriquecimento ilícito de Mesquita Machado, presidente da câmara; Nuno Alpoim, vice-presidente; e outros elementos da tecno-estrutura da autarquia.
A proposta contou com os votos favoráveis do PSD e do Bloco de Esquerda, mas foi chumbada pela maioria socialista.

Curiosidades
A IGAT e as Finanças disseram que não poderiam colaborar na investigação a Mesquita Machado. A IGAT porque não tinha competência para investigar 'ilícitos criminais', as Finanças porque não tinham meios.

A conclusão dos peritos financeiros que analisaram as contas do presidente e da família falam em discrepâncias entre os rendimentos declarados e os depósitos.

SAD do Sporting Clube de Braga é administrada por empreiteiros António Salvador (Britalar ), Rodrigues Sá Serino (sócio da RN) e Gaspar Barbosa Borges (ABB)

A Câmara doou ao SC Braga e ao Académica Basquet Clube (ABC) um total de 221 lugares de parque de estacionamento no Campo da Vinha, que a Bragaparques tinha dado de contrapartida à autarquia no negócio de construção. Esses lugares, avaliados em 70 mil euros, foram de novo vendidos pelos clubes à Bragaparques.

ABB (Alexandre Barbosa Borges), DST (Domingos Silva Teixeira), RN Rodrigues e Névoa – que detém a Bragaparques , Britalar (António Salvador da Costa Rodrigues), juntamente com a Soares da Costa – ganhou o concurso pela construção do novo Estádio Municipal de Braga.
Construído em 2 anos, por 140 milhões de euros, um valor bem diferente dos cerca de 40 milhões de euros inicialmente previstos para a obra.

Números
10%
foi quanto aumentou o crime de corrupção em 2007, segundo um relatório de Segurança Interna.
220 processos em crimes de corrupção foram arquivados em 2006.
42% dos processos de corrupção dizem respeito a casos no poder local,ou seja, nas autarquias.

Enriquecimento ilícito
Excerto da intervenção do deputado António Filipe do PCP na Assembleia da República em 19 de Abril de 2007
. . . está a causar grande mal à nossa democracia, descredibilizando a classe dirigente e não permitindo separar o trigo do joio. Neste clima, para a opinião pública, tudo é joio, «é tudo uma malandragem». Ora não é. À falta de punição dos culpados, continua a confundir-se a parte com o todo.
. . . E «quem não deve não teme»! Creio que um cidadão que aufira os seus rendimentos e que obtenha o seu património por meios lícitos não tem qualquer problema em demonstrá-lo. Aliás, os cidadãos são obrigados a demonstrar a forma de obtenção dos seus rendimentos, designadamente para efeitos fiscais.
PS chumba na Assembleia da República o combate ao enriquecimento ilícito em 19.04.2007

Depósitos milionários nas contas do autarca
Número 2 de Mesquita faz vida de luxo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não deixe de opinar