domingo, 8 de fevereiro de 2009

"Dr. Manuel Pedro" ou "Mané Pedro"

Manuel Carlos Abrantes Pedro Nunes fundou juntamente com Charles Smith, em 3 de Agosto de 2000, a polémica empresa Smith & Pedro, Consultores Associados – suspeita de ter sido a intermediária no pagamento de 'luvas' a políticos portugueses no caso Freeport. Empresa dissolvida e encerrada em 5 de Dezembro de 2008.

"Dr. Manuel Pedro" ou "Mané Pedro", como é conhecido entre os amigos na zona de Alcochete e arredores, o advogado é conhecido na zona de Alcochete como "Dr. Manuel Pedro" ou "Mané Pedro", sendo uma pessoa muito influente e com ligações ao Partido Socialista.
Chegou a ser administrador do Freeport antes deste ter sido vendido, já com algumas dificuldades financeiras, ao grupo norte-americano Carlyle, em 2007.

Este empresário foi também gerente de outra empresa de consultoria e relações públicas, a Sociedade e Ambiente e Manutenção (SAM), que, em 2005, constava de uma lista de suspeitos no caso Freeport.
Actualmente é presidente do conselho de administração da empresa SEA-Sociedade Europeia de Aquacultura, S. A., sediada em Alcochete, e cuja actividade é a de comércio por grosso de peixe, crustáceos e moluscos, bem como a criação de enguias.

Em 2005, no seguimento de uma série de suspeitas foi obrigado a entregar documentos referentes ao negócio do Freeport. Confirmou a um jornal diário que foi ele e não Charles Smith que se deslocou ao Ministério do Ambiente para uma reunião onde estiveram José Sócrates, titular da pasta na altura, Rui Gonçalves, o secretário de Estado, e o presidente da Câmara de Alcochete.

Dois ex-funcionários das empresas de Manuel Pedro e Charles Smith garantiram ao Expresso que grande parte da documentação dos escritórios sob suspeita no caso Freeport foi eliminada um dia antes das buscas da PJ de Setúbal, a 9 de Fevereiro de 2005.
A destruição dos documentos foi, segundo as mesmas fontes, ordenada por Manuel Pedro, indiciando que estaria a par da operação policial.
Os funcionários usaram máquinas de trituração de papel. Nas instalações de um dos escritórios, a Sociedade Europeia de Aquacultura.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não deixe de opinar